terça-feira, 30 de junho de 2009

Torta de peras e pocã

Ainda na tentativa de exterminar o estoque de pocã... Foi tudo meio a olho, mas vou tentar dar as medidas corretas.

Torta de peras e pocã

Bati umas bolachas caseiras no liquidificador. Devia ter uns 200g. Misturei com umas duas colheres de margarina e um toquezinho de canela (deixa especial) até formar uma farofa úmida. Forrei um refratário de vidro.



Coloquei uma xícara e meia de leite, umas duas colheres de açúcar e uma colher cheia de farinha de trigo e uma gema. Levei ao fogo até engrossar. A intenção era ficar meio consistente, mesmo.


Piquei duas peras médias e levei ao fogo com suco de quatro pocãs e duas colheres de açúcar. Adicionei umas passas para dar um saborzinho especial. Tudo ficou cozinhando até o suco quase secar. Assim as peras ficaram mais macias e as passas, hidratadas.


Levei ao fogo mais uma xícara de suco de pocã com uma colher de açúcar e uma colher generosa de farinha. Deixar engrossar e a farinha cozinhar.

Depois é só deixar na geladeira para firmar. Como ADORO comida quente, acabei pegando um pedaço sem estar pronta, ainda e acabou desmoronando.
Considerações: foi inspirada numa receita de torta de maçãs com laranja da mãe e não deixou nada a desejar. Tá bom que foi um a limpa no armário e na geladeira, mas valeu a pena.
Recomendável? Absolutamente! A calda formada pela redução do suco com a pera fica uma delícia tão, mas tão grande que acabei tomando o caldinho =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário