terça-feira, 14 de abril de 2009

Ingrediente: PINHÃO

Tenho loucura por pinhão. Não vejo a hora que chega o meio do ano pra poder comer... simplesmente cozido com sal já é uma delícia. Como neste ano o aparelho está me dando um trabalho danado pra mastigar, resolvi testar as receitas que tinha com o fruto, semente ou sei lá o que.

A primeira experiência foi um pão que ficou simplesmente ótimo, graças à super máquina de fazer pão que ganhei de aniversário... A receita é a do Pão de Manteiga que tirei de uma apostila da Elisangela Clemente que, sinceramente, não lembro como veio parar no meu pc...

1 1/3 copo de leite com 1 ovo (coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com leite)
3 colheres de sopa de margarina
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 copinho de pinhão cozido moído

Sempre substituo parte da farinha por fibra de trigo, linhaça, quinoa, aveia ou o que tiver em casa. Dessa vez coloquei bem pouquinho de linhaça, que bati no liquidificador com uma colher de fibra e o leite. Quando a máquina apitou, coloquei o pinhão. Ciclo sanduíche (900g).




Para a massa, bati mais ou menos uma xícara de pinhão cozido no liquidificador com 1 tomate. Refoguei um tanto de cebola, colorau e coloquei o pinhão+tomate. Refogue um pouco, acrescente sal e salsinha. A massa foi cozida com um tabletinho de caldo de galinha.

Devo ressaltar que esperava um pouco mais dessa massa. A experiência do pão foi muito melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário