quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Carne de panela com batatas

Os hábitos alimentares são bem interessantes. Enquanto crianças, o “não gosto” lidera o ranking. Apesar que isso varia muito dos exemplos dados pelos pais. Eu adorava jiló até os 4 anos de idade. Depois disso, passei a estranhar o sabor amargo e me distanciei do coitado.

Quando comia a comida da minha mãe (que é uma delícia), torcia o nariz quando ela fazia carne de panela. Na época, o que importava é o que estava no prato, somente. O sabor naquele momento, no máximo alguma coisa da textura.

Depois que comecei a estudar mais os alimentos, técnicas e levar com conta outros aspectos, especialmente os econômicos, o negócio mudou. Atualmente a carne bovina está bem cara, então dou uma rebolada para trabalhar a carne de segunda de uma forma interessante, afinal de contas, muitos cortes não considerados “elite” são mais saborosos que o filet mignon, que só é mais famoso.

Além disso, temos a felicidade de contar com alimentos vindos direto da fazenda. Não é sempre, mas temos leite, ovos, uma linda horta e até carne.

Por isso ontem fomos de carne de panela feita da forma mais tradicional: músculo com batatas.


Tirei a carne do osso (reservado para caldo) que rendeu uns 500g. Cortei em cubos de uns 3cm, respeitando as divisões da carne. Selei os cubos numa frigideira bem quente e sem óleo. Antes tinha dourado um dente de alho e uma cebola em outra panela. Bati esses temperos com dois tomates, uma pimenta de cheiro sem sementes e um pouco de água no liquidificador. Voltei à panela, coloquei a carne, uma folha de louro, um cravo e um pouco de sal. Pressão por 30 minutos. Acrescentei duas batatas grandes cortadas em 6 partes e mais 10 minutos de pressão. Ao final do cozimento, juntei cebolinha e salsinha picadas.

Daria para quatro pessoas almoçarem. O caldo ficou grossinho, a carne macia e a batata saborosa. Isso tudo com uma fatia de pão novinho no fim de tarde, hum...

2 comentários:

  1. Eu gosto bastante de carne de panela, mas o Felipe é meio resistente.. Acho que traumatizaram ele algum dia na vida, assim como o pimentão, ele não pode ver.. MAs mesmo assim, eu insisto em fazer em casa..rsrs gostei da idéia do cravo, deve sar um sabor bem diferente...

    Então, a horta é ai em CM, os pais do Fe tbém moram ai! :D

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. eu fiz essa receita,hummmmmmmm aqui em casa todos adoraram...

    ResponderExcluir