sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sensacional de amendoim para um 2010 SEN-SA-CIO-NAL

Hola personas!
Depois de muito tempo, estamos de volta. Já explico o motivo da ausência no último mês e meio. Vamos primeiro à receita:

Fim/início de ano quer dizer família reunida, muita comilança para começar o ano rolando e possibilidade de fazer experiências. Foi nisso que apostei quando inventei minha primeira sobremesa. Na verdade é minha primeira receita com ares de invenção e não de gambiarra...


Em 20 potinhos, esmigalhei paçoquinha (daquelas quadradinha, que alguns lugares chamam de paçoca-creme. A verdade é que não tem tantos pedacinhos de amendoim como a rolha). Não precisou de muita coisa. Só o suficiente para forrar o fundo. Acho que usei umas 8 paçoquinhas esmigalhadas.

Para cobrir, derreti duas barras de 170g de chocolate ao leite e uma de chocolate meio amargo, para não ficar muito enjoativo. Derreti no microondas. 60 segundos e estava prontinho. Misturei com uma caixinha de creme de leite e distribuí igualmente entre os potinhos. Importante para não fazer meleca nesta hora: ao invés de despejar a ganache às colheradas, coloque o creme num saco plástico com um furinho na ponta. É menos meleca na sua cozinha.


O último creme foi feito com duas latas de leite condensado que passaram 1h30 na pressão, esfriaram totalmente (coloquei no freezer) e foram misturados a uma lata de creme de leite com soro. Acabei aproveitando uma colher de gelatina em pó sem sabor que estava dando sopa na geladeira, mas se não quiser usar, não tem stress. Foi só misturar tudo bem misturado (se quiser usar liquidificador, facilita) e cobrir os potinhos.

Para enfeitar, paçoquinhas esmigalhadas. E ficou linda! O sabor, excelente! Lembra um pouco o chocolate charge, devido à combinação: chocolate+doce de leite+amendoim. Não é nada light e se for colocar na ponta do lápis, não sai barata, mas super vale a pena para ir às nuvens um tiquinho.

Agora vamos às explicações para a ausência: além da correria de fim de ano, preparativos para deixar tudo em ordem antes das férias (só volto a trabalhar dia 28 de janeiro), temos que correr atrás das coisas do casamento. Pois é. Vamos nos casar. Em setembro de 2010. Por isso será um ano para lá de especial. Junto com essa decisão, um caminhão de outras: emagrecer (perdi 4 quilos e apesar da sobremesa, estou me controlando) já que álbum de casamento é para a vida inteira, pesquisar lembrancinhas e docinhos que resolvi fazer by myself, etc. Vai ser uma correria louca, mas vai ser uma adrenalina ótima!

Mais para frente conto mais detalhes.

Por agora o que tenho para desejar é um ano novo SEN-SA-CIO-NAL para todos!!!


7 comentários:

  1. Hmmm, parabéns pela invenção - eu sou da gastronomia ortodoxa, não invento nada e não mudo uma grama de ingrediente, rs.

    ResponderExcluir
  2. Ei Bruna, quanta notícia boa hein, vai entrar no meu time hahaha... rs. Mas fique tranquila, a vida de casada é boa, ainda mais o Marcus é muito legal. Parabéns. Mande notícias tá. Bjs.

    Fabi.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna

    Primeiro parabens pelo blog, eu, que tb amo cozinha vou estar sempre por aqui. Fiz um blog de culinaria uns dias atrás, linkei vc lá e estou seguindo. Se puder fazer o mesmo vou agradecer, pois estou divulgando agora. www.naminhacozinhatem.blogspot.com
    um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bruna, delicia de sobremesa feita por "yourself", ficou bem caprichado, se fizer em casa tenho certeza vai em um segundo hahhaha, olha vai ter mais um encontro de blogueiras em Curitiba, da uma olhada no meu blog será 20/02,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Nossa, pensa numa sobremesa boa... =D Essa ficou muito boa, todas as camadas na devida proporção... APROVADO! =)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna, sua sumida!
    Publiquei hoje seu pão de canela e passas. Tenho feito várias vezes e é sucesso absoluto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. parece maravilhoso vou fazer, adorei. Parabens

    ResponderExcluir