sábado, 24 de outubro de 2009

Torta de limão com massa de chocolate

Minha mãe faz uma torta de limão que é a mais simples que conheço e, também, uma das mais gostosas. Claro que a minha ainda não está no nível de perfeição dela, mas fiz algumas mudanças e o resultado foi bem bom:


Torta de limão com massa de chocolate

Massa (tirada do Café com Sobremesas):
1 ½ xícara de farinha
100g de margarina
¼ xícara de açúcar
2 gemas
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Coloquei tudo na cuba da MFP, selecionei o programa massa e esperei. Quando tinha formado uma bola bem homogênea, forrei o fundo e parte das laterais de uma forma (melhor fazer numa de fundo removível), furei com o garfo e levei assar em forno médio até ficar consistente. Como a massa fica bem escura, deu um pouco de trabalho para perceber quando estava pronta.

Recheio:
1 lata de leite condensado
2 ½ limões Taiti

Misturei tudo e coloquei sobre a massa já assada.

Cobertura:
3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar cristal batido no liquidificador para virar refinado

Bati as claras em neve e adicionei o açúcar. Cortei a pontinha de um saco plástico (não tenho bico de confeiteito) – mas tem que ser um furo pequeno – e fiz pitanguinhas sobre o recheio. Depois foi só salpicar com as raspas de limão e levar novamente ao forno super quente para ficar levemente dourada.

Gostei da massa de chocolate. Dá um tchan à torta, já que o recheio é mais doce e o chocolate (não usei achocolatado), deixa o sabor um pouco mais sofisticado... sei lá. Só sei que ficou bom.

4 comentários:

  1. Bruna,
    Vou fz uma sobremesa para levar na casa de uns amigos e tinha planejando a chocolate com limao da Rainhas do Lar. Mas essa sua, me deixou na dúvida.
    Mais tarde eu conto o que eu decidi!
    Bjs bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Se eu tivesse visto um pouco antes também teria feito...acabei de fazer mousse de iogurte com calda de morango também para levar na casa de amigos...
    Parece muito boa essa torta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bruna, você está cada dia melhor...essa receita parece de revista ficou linda...parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Que combinação boa que vc fez, massa de chocolate na Torta de limaõ amei. Priscila

    ResponderExcluir